Estrutura Curricular
A matriz curricular está organizada em três módulos, descritos a seguir:
- O primeiro conjunto detalha as componentes curriculares comuns, ou Área Básica de Ingresso (ABI), com duração de quatro semestres.
- O segundo módulo descreve as componentes curriculares específicas do Bacharelado.
- O terceiro módulo detalha as componentes curriculares específicas da Licenciatura.
Todos os alunos devem cumprir todo o módulo inicial (Área Básica de Ingresso – ABI) e em seguida ao final, do quarto semestre, deverão escolher pelo curso de Bacharelado ou de Licenciatura, até o limite das vagas disponíveis para cada curso, conforme especificado no requisitos e forma de acesso. Há também de se destacar que, na organização curricular, foi respeitado o que está disposto no art. 3º da Resolução CNE/CEB nº 2/97, segundo o qual os programas de formação docente deverão respeitar uma organização curricular articulada em núcleos, com o objetivo de assegurar um tratamento amplo e incentivar a integração de conhecimentos e habilidades necessários à formação de professores. Consoante essa Resolução (art. 3º), os núcleos que devem ser considerados na organização curricular da como fazer uma loja virtual formação docente são os seguintes:
- Núcleo Contextual, visando à compreensão do processo de ensino-aprendizagem referido à prática de escola, considerando tanto as relações que se passam no seu interior, com seus participantes, quanto as suas relações, como instituição, com o contexto imediato e o contexto geral onde está inserida.
- Núcleo Estrutural, abordando conteúdos curriculares, sua organização sequencial, avaliação e integração com outras disciplinas, os métodos adequados ao desenvolvimento do conhecimento em pauta, bem como sua adequação ao processo de ensino-aprendizagem. c)
- Núcleo Integrador, centrado nos problemas concretos enfrentados pelos alunos na prática de ensino, com vistas ao planejamento e reorganização do trabalho escolar, discutidos a partir de diferentes perspectivas teóricas, por meio de projetos multidisciplinares, com a participação articulada dos professores das várias disciplinas do curso.
Dessa forma, em cada etapa temática, há componentes que pertencem a cada um dos núcleos acima descritos. As etapas foram assim definidas:
- 1ª etapa: Contextualização do aluno-docente no contexto educacional
- 2ª etapa: Fundamentos do processo de ensino-aprendizagem
- 3ª etapa: Práticas de ensino
Núcleos | Horas/relógio | Horas/aula |
---|---|---|
Núcleo básico | 1417 | 1700 |
Núcleo específico | 441 | 530 |
Núcleo pedagógico (Formação Pedagógica) | 180 | 216 |
Núcleo Pedagógico (prática como comp. curricular) | 400 | 480 |
Componentes optativos | 180 | 216 |
Estágio supervisionado | 400 | 400 |
Atividades complementares | 200 | 240 |
Total do curso | 3218 | 3862 |
Deve-se ressaltar que em todas as etapas haverá atividades práticas voltadas à docência. Optou-se por desenvolver essas atividades nos componentes pertencentes ao núcleo integrador. Observa-se que o peso do núcleo contextual está presente nas duas primeiras etapas apenas. Ao longo do curso, gradativamente, o núcleo integrador, voltado às atividades práticas, vai ganhando mais peso. As etapas foram assim organizadas tomando-se como base os princípios pedagógicos apresentados no Projeto. Elegeu-se a contextualização do estudante-docente no contexto educacional como primeira etapa porque o professor é considerado um profissional autônomo, que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica. Por isso, parte-se dele, de suas experiências.
Como os conhecimentos teóricos são também considerados relevantes na formação pedagógica, tanto na primeira etapa (contextualização do estudante-docente no contexto educacional) quanto na segunda (Fundamentos do processo de ensino-aprendizagem), há ênfase nos núcleos contextual e estrutural, levando-se sempre em conta que a prática não deve ser apenas como fazer uma loja virtual o lócus de conhecimentos científicos e pedagógicos, e sim espaço de criação e reflexão, em que novos conhecimentos são, constantemente, gerados e modificados.
Por isso, o contato com a prática docente está presente desde o início – e não apenas na terceira etapa, intitulada “Práticas de Ensino” –, pois é dessa realidade que serão originados problemas e questões que alimentarão o curso.
Cabe destacar que, para a execução deste Projeto, considera-se essencial proporcionar aos estudantes-professores um diálogo dos saberes que se encontram na ação docente. Para que isso ocorra e para que de fato esta proposta possa ser efetivada tomando como base o princípio de articulação entre os núcleos e os saberes, é necessário que o corpo docente que atuará no curso realize o planejamento das aulas coletivamente, devendo-se destinar uma hora para o planejamento coletivo por semana, com o dia e o horário a serem definidos a cada período letivo.