FAQ

Como ingressar nos cursos superiores de Computação do IFB?

O processo seletivo para ingresso dos cursos superiores em computação é realizada por intermédio do SISU do início de cada ano, que utiliza a nota do ENEM. Mais informações no site do IFB.

O que significa ABI?

O ingresso nos cursos superiores em computação é realizado em uma área básica de ingresso, que possui as disciplinas em comum dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Licenciatura em Computação. Após o quarto semestre do curso, os estudantes optam pelo Bacharelado em Ciência da Computação ou pela Licenciatura em Computação.

Como solicitar o aproveitamento de disciplinas?

De acordo com a Organização Didático Pedagógica do IFB (ODP), é possível haver aproveitamento de estudos de componentes curriculares desde que:

  1. Previsto em Calendário Acadêmico;
  2. Acompanhado dos seguintes documentos:
    • Histórico Acadêmico;
    • Matriz Curricular cursada;
    • Planos de Ensino dos componentes curriculares com especificação de carga horária comprovada e conteúdo programático.

A avaliação é realizada por uma comissão e será considerado uma equivalência mínima quando observado 75% tanto na carga horária quanto nos conteúdos entre os componentes curriculares cursados e os do curso no IFB.

A resolução ainda dispõe sobre as exigências para aproveitamento de componentes curriculares e procedimentos extras para os alunos de nacionalidade estrangeira.

A solicitação deverá ser protocolada e encaminhada à coordenação de curso.

Como solicitar o aproveitamento de horas complementares?

Deverá ser protocolada à coordenação do curso a planilha preenchida das horas das atividades complementares com os devidos comprovantes sempre em observância com a quantidade máxima de horas para cada categoria de atividade complementar e as porcentagens descritas no regulamento das atividades complementares.